Para turbinar o estágio
Processo de mentoria beneficia candidatos a vagas de estágio em multinacionais.
Maio de 2021 – Jovens da geração Y e Z têm uma oportunidade única no desafio global Make It Bright, da Japan Tobacco International (JTI): receber a mentoria de profissionais experientes para a elaboração de projetos de negócios. Há três anos sendo desenvolvido no Brasil, esse programa, que premia jovens com até US$2.000 dólares e um estágio internacional, também traz aprendizados para quem decide participar como mentor.
A mentoria consiste na orientação de um profissional experiente a uma pessoa que se encontra no início de carreira.Serve para compartilhar aprendizados eorientações sobre as formas mais eficientes de se realizar uma atividade. No programa da JTI, a mentoria funciona como uma maneira de ajudar jovens estudantes a responderem a um desafio de negócio do futuro da organização.
Aqueles que tiverem seus projetos selecionados na primeira etapa participam de um treinamento e mentorias com líderes da empresa, o que oferece oportunidade de desenvolvimento profissional antes mesmo do ingresso desse profissional na empresa. Após aperfeiçoar a ideia com o auxílio dos mentores, os projetos são avaliados por um júri qualificado, que escolhe um time para representar o Brasil na grande final global do programa, quando todas as duplas do mundo concorrem entre si.
Os mentores dos projetos são colaboradores da JTI que se voluntariam para participar do programa no tempo regular de trabalho, auxiliando no desenvolvimento de cada etapa do projeto e dando dicas para os momentos de apresentação. Os estudantes ressaltam que essa é uma oportunidade única de aprendizado com profissionais qualificados e colaboradores de uma empresa certificada como Top Employer pelo 4º ano consecutivo. “Diferente de outros programas dos quais participei – em que propunham um desafio e não davam suporte para o desenvolvimento da solução –no Make It Bright,os mentores estão sempre dispostos a auxiliar e acompanhar todo o processo. Existe uma conexão muito grande”, conta André Paiva Carrara, estudante de Engenharia Mecânica da Unicamp, que participou da edição de 2020 do MIB.
Para André, os conhecimentos aprendidos vão auxiliar ele e sua dupla em todas as esferas da vida. “É muito evidente a evolução do nosso projeto ao longo do tempo e a nossa. Sinto que desenvolvi novas habilidades profissionais e técnicas, mas também como pessoa. Foi uma oportunidade de experienciar, elaborar um projeto e viver na prática uma rotina de trabalho”, ressalta.
Os mentores também sentem os benefícios da troca. “É uma experiência muito legal e uma quebra na rotina que me possibilitou ver esses jovens de outra geração entrando no mercado de trabalho, com uma cabeça diferente. Eles tinham as ideias e eu a experiência do setor para poder contribuir, refinar e selecionar aquilo que é mais viável”, destaca Juliana Lins gerente de Vendas e Trade no Rio de Janeiro. Já para Jonathan Schnitzer, gerente de Agronomia, o programa possibilita ganhos mútuos. “Eu gostei muito dessa oportunidade de contribuir com o conhecimento deles e de aprender. É uma satisfação muito grande ver o crescimento que eles tiveram durante o projeto e a gratidão com o resultado”.
O uso e domínio das novas tecnologias por essa nova geração de talentos é um dos diferenciais notados pelos mentores. “Eles são muito inteligentes e têm rápida aprendizagem. Além disso, têm muita capacidade de aproveitar as ferramentas e recursos tecnológicos disponíveis, como a utilização de QR Codes e aplicativos nas apresentações”, afirma Juliana. Já Schnitzer afirma que “essa juventude já nasceu na era digital, é super conectada e isso se reflete nos recursos que utilizam e na forma de propor novas soluções”, destaca.
Para Thiago Dotto,diretor de Pessoas e Cultura da JTI, o formato do programa possibilita o desenvolvimento de habilidades cada vez mais valorizadas na organização. “A mentoria possibilita que os nossos profissionais desenvolvam ainda mais habilidades importantíssimas como a escuta, o ensinar e o criar junto, características que promovem a cooperação, o bem-estar e um ambiente de trabalho saudável. Já para os jovens o programa oferece uma experiência que vai contribuir e marcar suas carreiras”, afirma.