Financiamento para crescer na pandemia

E-commerces representam 50% dos empréstimos para campanhas digitais.

Maio de 2021 – Impulsionado pela pandemia, o comércio eletrônico segue em expansão no Brasil: o setor deve crescer 32% neste ano, segundo dados da XP Investimentos. Além disso, com a mudança de comportamento de clientes decorrente da digitalização e o aumento da concorrência no mercado, as empresas estão percebendo cada vez mais a importância e a necessidade de trabalhar com campanhas digitais. É o que aponta um levantamento da a a55 – fintech que viabiliza crédito para empresas de tecnologia e receita recorrente – mostrando que e-commerces já representam 50% das linhas de crédito desembolsadas para o financiamento de campanhas digitais – destas, 60% eram de vestuário.

As linhas oferecidas variam entre R$ 12.000 e R$ 300.000 – o ticket médio das operações ficou em torno de R$ 70.000 no ano passado. Os financiamentos foram feitos para empresas em diversas regiões do Brasil, desde Passo Fundo/RS até Fortaleza/CE. São Paulo representou 30% das empresas financiadas e 15% do total de financiamentos. Os investimentos em campanhas digitais, marketing de conteúdo e anúncios, por exemplo, trazem benefícios como maior exposição da loja e produtos, aumento de vendas, investimento flexível e confiança dos clientes.

Com o modelo da a55, a empresa faz o pagamento da linha com um percentual da receita, ao invés de parcelas fixas. Assim, nos meses em que as vendas são menores, as parcelas do financiamento acompanham e não pesam no caixa. Além disso, a fintech conta com taxas pré-fixadas – então a parcela não sobe junto com indexadores como a Selic.