Parceria para inovar
Leroy Merlin e Danone se unem para novos caminhos da inovação.
A parceria realizada pelas empresas Leroy Merlin e Danone, com o objetivo de repensar novas formas de descarte e reutilização de plástico, aponta um novo caminho para a inovação. Esta é a visão da aceleradora de inovação corporativa e impacto socioambiental Worth a Million – WaM (www.wam106.com), que trabalhou algo que figura como tendência: um projeto de inovação entre indústrias (cross-industry innovation) para solucionar um desafio de ambas empresas por meio do relacionamento com uma startup que pudesse criar um produto a partir de plásticos usados em embalagens.
“Não dá mais pra falarmos de impacto zero. Hoje, a narrativa precisa ir além, precisa ser colaborativa. As empresas não devem buscar a inovação para si mesmas, e sim a inovação conjuntamente e para o coletivo”, explica Valentim Biazotti, fundador e conselheiro da Worth a Million.
Para Valéria Barros, CEO da WaM, a parceria entre as duas empresas ilustra bem uma nova visão necessária ao mercado. “Essa iniciativa se relaciona diretamente com uma tendência em inovação. E é também uma tese que defendemos, de que um modelo descentralizado de inovação é o único que consegue acompanhar as mudanças constantes do mundo. Ou seja, a inovação é o meio de se atingir os objetivos, e a sustentabilidade é o seu fim. Então, para lidar com essas questões complexas, é necessário que as empresas inovem não apenas para si mesmas, mas se unam com outros players para trabalhar essas problemáticas. E foi isso que a Leroy e Danone fizeram”.
Primeiramente, foi identificado que as empresas tinham uma meta em comum: a sustentabilidade. Assim nasceu o projeto Inovadoria — Parcerias que fazem as ideias circularem. Nele, a WaM articulou com Leroy e Danone e, por meio de um mapeamento inicial, conseguiu estruturar uma iniciativa que levava em consideração o recrutamento e seleção criteriosos de startups que possuíam propostas alinhadas com o desafio.
“Tivemos a oportunidade de participar de todas as etapas do projeto Inovadoria. Começando com o desenho do projeto, e o mapeamento dos objetivos das duas indústrias envolvidas. Este mapeamento é complexo, envolve uma quantidade significativa de stakeholders das áreas de novos negócios, inovação e sustentabilidade. Agora, na fase final, estamos acompanhando de perto o desenvolvimento do piloto, a solução selecionada pela Leroy e pela Danone”, pontua Valéria.
A startup selecionada para criar um produto que será vendido nas lojas da Leroy Merlin e produzido com resíduos da Danone é a YouGreen. O lançamento do produto ocorrerá nos próximos meses e, para a sua realização, a YouGreen trabalhou diretamente com a Danone e com a Leroy Merlin, e recebeu uma bolsa-investimento no valor de R$ 50 mil, que vem auxiliando no desenvolvimento dos containers e na aceleração dos processos até a disponibilização da solução aos consumidores.
Na próxima etapa da ação, a WaM será responsável pelo acompanhamento do projeto piloto realizado. “É o momento de mobilizarmos todos os atores-chave, tanto das indústrias quanto da startup selecionada, rumo a um objetivo comum. Isso é fundamental, principalmente nos dias de hoje, em que a atenção e a presença das pessoas são necessárias para que tudo ocorra conforme o planejamento”, conclui Valéria.